© 2019 / 2020 Dojo da Luz. Todos os direitos reservados.

Pablo Durán, 4º dan Aikikai Tóquio. Treinador desportivo IPDJ. Instrutor profissional.

      Inicia a prática de Aikido em Jaén (Dezembro de 2002), na sua cidade natal, pelas mãos de Jacinto Camacho. A paixão de Jacinto pelo Seishiro Endo Sihan motivou Pablo a segui-lo por alguns dos seus seminários pelo mundo fora, nomeadamente em Granada, Liechtenstein (Alemanha), Paris e Toulouse (França). É nesta última cidade que encontra Franck Noël Sihan (7º Dan Aikikai), a pessoa que tem orientado Pablo no seu percurso como aikidoca e que representa a sua principal fonte de conhecimentos.

     

      De seguida, e com o consentimento do Mestre francês, instala-se em Toulouse (Março de 2009) onde passa seis anos e meio a praticar diária e ininterruptamente no Dojo do Mestre – “Dojo de la Roseraie”- sendo inclusive uchidechi por um determinado período de tempo.

      Dois anos depois, e por indicação do Mestre, começa a dar aulas no Dojo para substitui-lo durante as suas viagens ao estrangeiro (onde dirigia seminários de Aikido) ou ainda para substituir qualquer outro professor que se ausentasse.

     Em 2014 inicia a colaboração com o professor encarregado das aulas para crianças, absorvendo assim a sua pedagogia e didáctica.

 

      Em Maio de 2013 faz uma viagem de um mês ao Japão com o objectivo de celebrar o 20º aniversário do Dojo de Endo Sensei, Saku Dojo e encontrar-se com os Senseis do Aikikai Hombu Dojo em Tóquio. Destacaram-se na altura as seguintes presenças: Endo Seishiro (8º Dan), Yasuno Masatoshi (8º Dan), Shoji Seki (8º Dan), Osawa Hayato (8º Dan), Tsuruzo Miyamoto (8º Dan) e Yoshiaki Yokota ( 7º Dan).

 

      Como complemento ao seu trabalho diário, Pablo assiste a diversos seminários anuais seguindo Franck Noël pela Europa, Espanha e França, assim como outros grandes Mestres que se identificam com a conceção de Aikido do Sensei Yamaguchi, Senseis Masatoshi Yasuno, Seishiro Endo, Tsuruzo Miyamoto, Christian Tissier, Bernard Palmier, Bruno Zanotti e Alain Tendron.

Dojo de la Roseraie

   Tem ainda a oportunidade de realizar várias “écoles des cadres” orientadas por Franck Noël ou Bernard Palmier, cujos objetivos fundamentais são:

 

  • Permitir que os participantes questionem as suas práticas e o que podem ou poderão ensinar.

  • Permitir que os participantes estruturem e desenvolvam sequências pedagógicas sobre vários temas e para tipos de públicos distintos.

  • Permitir que os praticantes adquiram mais conhecimentos sobre o Aikido para que enriqueçam os seus ensinamentos.

Franck Noël: Estágio Internacional de Estavar Agosto 2015

 

    Em Agosto de 2015 abandona definitivamente o Dojo de la Roseraie e instala-se na capital de Portugal, Lisboa, com o objetivo de se dedicar profissionalmente ao ensino desta arte, procurando transmitir da forma mais leal possível tudo o que aprendeu durante todos estes anos.

     Em fevereiro 2016 inaugura-se o Dojo da Luz, espaço destinado ao ensino do Aikido para adultos e crianças. Oferece aulas regulares de 2ª a Sábado no horário de manhã, almoço e tarde.

   

   Uma vez por ano, com ajuda da equipa do Dojo da Luz e o apoio da Federação Portuguesa de Aikido e da Câmara Municipal de Lisboa, organiza o Estágio Internacional de Aikido ministrado pelo mestre Franck NOËL em Portugal. Na ocasião se reunem praticantes de toda a Europa.

Franck Noël.

    Atualmente é 7º Dan Shihan, grau outorgado pelo Aikikai de Tóquio (Centro Mundial do Aikido), onde esteve 8 anos e com quem mantém contacto permanente.

   

     Durante mais de 20 anos ocupou o cargo de Presidente do Colégio Técnico da Federação Francesa de Aikido, Aikibudo e Afins, sendo um dos expoentes máximos do desenvolvimento da Federação.

   

É também o autor do livro “Fragments de dialogue à deux inconnues” e “Réflexions, digressions et divagations sur la voie”, traduzido para várias línguas , e de inúmeros artigos sobre a prática do Aikido.

     Durante os 8 anos em que viveu no Japão, assistiu regularmente às aulas no Hombu Dojo de Tóquio, seguiu sobretudo os ensinamentos de Seigo Yamaguchi e praticou lado a lado com os Mestres mais reputados da atualidade e admirados na Europa e no Japão, como por exemplo Seishiro Endo, Masatoshi Yasuno, Christian Tissier, Miyamoto Tsuruzo, entre outros.

   

     Em 1980 regressa à França e instala-se em Toulouse. Depois de dar aulas em vários Dojos, inaugura o Dojo de la Roseraie em 1988. Este é um dos poucos aikidojos da Europa, o local onde Franck Noël dá aulas regularmente, para além de organizar e orientar mais de 40 seminários por ano por toda a Europa.

Seigo Yamaguchi.

   

      É um dos Senseis mais conhecidos e influentes no Aikido a nível mundial e faz parte da geração de instrutores do período pós-Segunda Guerra Mundial.

      Conheceu o Mestre Ueshiba no ano de 1951 através de uma carta de recomendação e rapidamente se converteu em uchideshi no Aikikai Humbo de Tóquio. Esta era uma escolha difícil na época uma vez que a principal preocupação era sobreviver e o Budo era proibido pelos militares americanos.

     

    Em 1958 o governo japonês envia-o à Birmânia numa missão cultural como compensação pelos danos da guerra (o Mestre Yamaguchi foi enviado como “kamikaze” com um submarino, mas ao último minuto a guerra terminou e o Mestre regressou a casa). A sua missão era ensinar o Aikido ao exército birmano.

 

     Depois de uma estadia de 2 anos na Birmânia, regressa ao Japão onde se torna um dos principais instrutores do Humbo Dojo. Ali deu aulas entre 1961 e 1996 (ano da sua morte), e pelas suas mãos passaram os instrutores mais prestigiados da atualidade, quer do Japão como da Europa. São eles Masatoshi Yasuno, Seishiro Endo, Tsuruzo Miyamoto, Christian Tissier, Franck Noël, Bruno Zanotii. Seigo Yamaguchi deixou em todos eles uma marca que permanece.

Responsável pela atribuição de graus no Aikikai foi igualmente membro do conselho superior da Federação Internacional de Aikido (FIA).

       

     A partir de 1977, o Mestre Yamaguchi fez os primeiros deslocamentos ao estrangeiro (sobre tudo com destino à Europa, onde teve um papel fundamental no desenvolvimento do Aikido). Os seus cursos registavam um crescimento considerável no que toca ao número de participantes, oscilando entre os 200 e 500 participantes.

     Em paralelo às atividades desenvolvidas no Hombu Dojo, Yamaguchi ensinou regularmente na Universidade de Meji, no clube universitário de Aikido de Nagoya e no Dojo Zoshukan em Shibuya, no sudoeste de Tóquio. Ao passo que o Aikikai é aberto ao público geral, o Zoshukan Dojo recebe apenas um número limitado de praticantes, facilitando desta forma a procura pessoal do Mestre Yamaguchi.

Familia Ueshiba.

Primeiro Doshu: O Fundador Morihei Ueshiba viveu entre 1883 e 1969 e foi quem iniciou o Aikido. Era conhecido por O-Sensei.

 

Segundo Doshu: Kisshomaru Ueshiba assumi-se como líder a partir de1969 (após a morte de seu pai) tendo vivido entre 1921 e 1999.

 

Terceiro Doshu: Moriteru Ueshiba, o actual Doshu, assumiu o título em 1999. Nasceu e 1951 e é o neto do fundador.